Indústria 4.0
Novas Tecnologias
Na atualidade, dotar os produtos com novas tecnologias de informação é fundamental para a adaptação dos processos da Indústria 4.0.
Os equipamentos comercializados pela FIMPEX, oferecem a possibilidade de incorporar as tecnologias para integração de novos processos produtivos e consequente melhoria da experiência do Cliente/utilizador.
Tomemos como exemplo o caso de um Hospital ou Residência Sénior onde há necessidade diária de confeccionar, preparar e distribuir bastantes refeições pelos pacientes.
Sendo a alimentação um elemento que influencia no bem estar e recuperação do paciente, tanto ao nível da saúde como da componente emocional, a tecnologia RFID, no âmbito da indústria alimentar, permite rastrear em tempo real toda a cadeia de distribuição, e colectar dados para que possam ser feitas simulações e análise de cenários que permitam tomar decisões e otimizar processos.
Como funciona a implementação do RFID na distribuição dos alimentos?
Os processos automatizados de identificação avançada de produtos são potencializados pela implantação dessa tecnologia, que se baseia na instalação de leitores de radiofrequência, capazes de capturar informações contidas dentro de etiquetas inteligentes.
A implantação do padrão EPC/RFID no processo de preparação e distribuição de alimentos oferece várias vantagens em toda a cadeia de distribuição. Com as etiquetas inteligentes (EPC/RFID), utilizadas em conjunto com códigos de barras (lineares ou bidimensionais) de identificação, facilitam a rastreabilidade e podem armazenar informações adicionais de um produto, como data de produção, data de validade, número de lote e outras informações.
Exemplo comercializado pela Fimpex:
Carro térmico (shuttle) – modelo: MTD36C
Na nossa Ficha Técnica encontra informação dos modelos disponíveis.
Quais as vantagens de usar a radiofrequência(RFID) num Hospital ou numa Residência Sénior:
Ter todas as refeições devidamente identificadas perante as necessidades de cada paciente.
Percepção da cadeia de distribuição e rastreabilidade das refeições de uma forma simples e eficaz, permitindo ainda coletar dados para análise estatística.
Reduzir a 0% a troca de refeições.
Inventário em tempo real de todas as refeições.
Economia de tempo. Processo de classificação por paciente, a gestão de tempos e alocação do staff, e otimização dos custos.
Entre outros, mas, são certamente pontos diferenciadores num contexto de escolha um Hospital ou Residência Sénior.
Informações, dúvidas ou sugestões estamos ao dispor para ajudar através de : [email protected]
Teremos muito gosto em ajudar.
FIMPEX,LDA