Equipamentos para cozinha profissional
SELEÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
A SELEÇÃO DOS EQUIPAMENTOS PARA UMA COZINHA PROFISSIONAL
No passado, o estereótipo da cozinha profissional era um local quente, apertado, barulhento e desconfortável. Para alguns, isto era um desafio a ser enfrentado em nome de se obter uma boa refeição.
Atualmente, com a escassez de mão-de-obra, com o controle de custos e as preocupações dos riscos associados à higiene e à saúde, as mentalidades começaram a mudar.
Hoje as cozinhas profissionais, além de serem locais centrais de produção, são também locais onde os operacionais passam bastante tempo, pelo que o bem-estar dos colaboradores deve estar na mente dos Diretores ou Proprietários. Embora esta tendência não seja totalmente nova. Frank Wagner, da consultora alemã K’Drei e presidente da FCSI (Foodservice Consultants Society International) para Alemanha e Áustria refere “já nos tempos medievais, eram colocados pavimentos de madeira nas cozinhas para que o frio não chegasse aos ossos dos Chefs”.
Segundo Frank “o conceito é simples, as cozinhas profissionais devem ter espaço suficiente para as pessoas trabalharem, ter luz e ventilação adequada, temperatura de conforto, nível de ruído aceitável e devem estar equipadas com equipamentos adequados, à prova de falhas ou quebras e de manutenção simples.
Uma cozinha profissional mal equipada, normalmente dá origem a quebras nos tempos de produção, aumenta os custos de mão de obra, leva à perda de matéria prima e afasta as pessoas certas.
“Isto é particularmente importante para os investidores”, acrescenta. “Os dias dos chefes que a atiravam facas aos colaboradores acabaram”. Os investidores devem ter bons colaboradores e ter boas equipas de trabalho se querem vencer neste setor.”
Na Fimpex, compreendemos este conceito e oferecemos uma gama de equipamentos de configurações personalizadas, qualquer que seja a operação, de construção fiável e com garantia de uso por muitos anos.
PORQUE OPTAR POR SOLUÇÕES COM EQUIPAMENTOS DE QUALIDADE?
Construir uma nova cozinha ou reformar a atual é uma tarefa que exige alguma reflexão e são muitos os fatores que justificam a vantagem de investir um pouco mais em equipamentos de qualidade. Cabe aos Diretores ou Proprietários, avaliar a melhor forma de aquisição, para que o investimento se reverta em aumento de produtividade e lucro.
Deixamos aqui alguns tópicos para que possam refletir antes de adquirir uma solução ou substituir um equipamento:
1- Encontrar uma boa equipa de projeto (preferencialmente certificada);
Estabeleça contacto com uma boa equipa na área de projeto, pois será essa equipa que tem conhecimentos para o aconselhar de forma a dotar o espaço com as infraestruturas necessárias para o bom funcionamento dos equipamentos e, em simultâneo, estabelecer bem os circuitos para os diferentes fluxos de trabalho.
2- Determine o seguemento de mercado em que vai operar e tipo de menus a servir;
Um dos erros mais comuns ao comprar novos equipamentos de cozinha é desperdiçar tempo e recursos financeiros na compra de equipamentos desnecessários. Para ajudar a evitar isso, planeie o tipo de refeições que vai servir. Dessa forma, saberá quais os equipamentos especiais adquirir para a sua organização.
3- Estabeleça um orçamento;
Não é nenhum segredo que comprar novos equipamentos industriais requer investimentos consideráveis. Quando montar ou renovar uma cozinha é importante definir um orçamento e cumpri-lo!
A chave é encontrar um equilíbrio entre a qualidade e o que se pode pagar. É claro, que aparelhos de maior qualidade ajudarão a produzir alimentos de melhor qualidade, funcionarão com mais eficiência e durarão mais tempo. Se não os puder pagar todos de uma vez determine quais equipamentos são mais importantes e priorize-os no seu orçamento.
4- Preocupação com eficiência energética;
Hoje em dia, as preocupações ambientais e energéticas são fatores de sustentabilidade que devem ser tidos em conta por quem vai adquirir os equipamentos. No caso dos aparelhos de refrigeração que tem um forte impacto nos consumos energéticos, isto é particularmente importante devido ao seu o funcionamento continuo, 24 horas durante praticamente todo o ano. Neste caso optar por adquirir equipamentos um pouco mais caros, mas mais eficientes do ponto de vista energético, podem trazer proveitos logo desde a sua aquisição e colocação em funcionamento.
5- Requisitos de segurança alimentar;
Na atualidade, eliminar e reduzir os perigos que podem vir a contaminar o género alimentício durante o seu processo produtivo e posterior distribuição, devem ser uma das principais preocupações. A melhor maneira de evitar problemas é ser proativo com a implementação do sistema HACCP em todos estes processos. Neste matéria é extremamente importante ter equipamentos, utensílios que assegurem a correta manutenção das temperaturas dos alimentos, condições de ventilação adequadas e superfícies que possibilitem a realização de uma correta higienização.
6- Sustentabilidade do equipamento,
Ao comprar equipamentos deve escolher aqueles de marcas que oferecem maior fiabilidade e confiança. Essas marcas são conhecidas por terem equipamentos de qualidade e com o aumento da vida útil dos mesmos, contribuindo de forma decisiva para a redução dos custos de produção, energéticos e de manutenção.
7- Assistência na pós-venda;
Do mesmo modo, a escolha de marcas respeitáveis são sinónimo de longevidade dos seus produtos, são também essas as marcas que garantem peças de substituição por mais tempo.
São estas algumas dicas para aquisição de equipamentos profissionais!
Exemplo comercializado pela Fimpex:
Bloco Central com configurações personalizáveis
Informações, dúvidas ou sugestões estamos ao dispor para ajudar através de : [email protected]
Teremos muito gosto em ajudar.
FIMPEX,LDA