Como escolher uma máquina de lavar louça industrial
SELEÇÃO DE MÁQUINAS
Existem muitos tipos de máquinas de lavar louça no mercado e na hora de comprar uma máquina nova a escolha correta nem sempre é uma tarefa fácil. Gostariamos de partilhar consigo algumas considerações práticas a ter em conta na hora de comprar uma máquina de lavar louça.
As máquinas de lava-louças industriais são projetadas para dar resposta às mais variadas cargas de trabalho e estão dotadas de diferentes niveis de recursos para atender a diferentes necessidades de lavagem em conformidade com as exigências de cada sector, tal como, a hotelaria, social ou saúde.
As necessidades de capacidade de lavagem de louça são individuais. Em termos gerais, um café ou um restaurante, necessitam de máquinas para lavar centenas de copos, pratos, utensílios e panelas de forma rápida e higiénica com o menor custo possível. Já um restaurante de luxo ou um hotel de luxo tem a necessidade de equipamentos de lavagem de louça que garantam uma alta produtividade com uma qualidade de lavagem superior. Por sua vez, uma residência sénior ou estableciemento de saúde como um hospital, requerem equipamentos de alta produtividade, com qualidade de fabrico superior e tecnologia que garantam uma higienização perfeita.
Obviamente que aspetos relacionados com a quantidade de louça a lavar, o tipo de serviço, materiais empregues na construção, recursos, eficiência energética e consumo de água são determinantes na hora da escolha de uma máquina. Descobrir qual o tipo que melhor se ajusta às suas necessidades, é essencial para tirar a melhor rentabilidade.
TIPO DE MAQUINAS DE LAVAR LOUÇA:
Máquinas de lavar copos e chávenas.
As máquinas de lavar copos e chávenas de bancada são a melhor escolha para bares, cafés ou mesmo pequenos restaurantes que não disponham de muito espaço destinado à lavagem de louças.
Prefira as máquinas de cestos quadrados que, apesar de serem um pouco mais caras, têm vantagens em relação às rotativas de cestos redondos, pois diminuiem a quebra e evitam riscos na louça. Estas máquinas permitem lavar até 300 copos e alguns modelos permitem lavar pratos.
Máquinas de lavar louça de carregamento frontal.
Estas máquinas têm uma capacidade de lavagem superior relativamente á maioria dos modelos de bancada, e obviamente, ocupação de espaço. Resultam em um consumo superior de água e energia, mas que deve ser levado em consideração na hora de compra.
As máquinas de lavar louça de carregamento frontal operam de forma semelhante às máquinas domésticas, nas quais pode deixar a porta aberta para colocar a louça no cesto.
Elas são projetadas para lavar até 540 pratos ou 1080 copos por hora, o que as torna na solução ideal para um pequeno restaurante.
Máquinas de lavar louça de capota.
As máquinas de lavar louça de capota, têm capacidade de lavagem mais elevada que os modelos de carregamento frontal, e ocupam mais espaço, normalmente operam em bancadas com cubas para pré-lavagem e bancadas de saída dos cestos, montadas nas laterais ou na frente.
As máquinas de lavar louça de capota permitem lavar até 1080 pratos por hora, alguns modelos também permitem lavar copos o que as torna na solução ideal para restaurantes ou pequenas unidades ligadas ao sector social.
Máquinas de lavar tipo túnel
Estas máquinas de lavar louça são projetadas para lavar um grande volume de louça como os requeridos por um grande restaurante, escola, hotel ou hospital. Este tipo de máquina é de todas, a mais volumosa e requerem mais espaço para a sua instalação, normalmente são instaladas em zonas especificas para lavagem de louça. Estas também podem ser equipadas com diferentes acessórios, como zonas de pré-lavagem, condensadores de vapor e túneis de secagem, de acordo com as necessidades de cada cliente. Como seria de esperar, este tipo de máquina de lavar louça tende a ter consumos de água e eletricidade superiores, pelo que são fabricados modelos de alta e baixa temperatura. Muitos modelos são equipados de modo a definir as condições de lavagem. Se tem necessidade de lavagem entre 1500 e 5.400 pratos por hora esta é o tipo de máquina indicada para si.
Máquinas de lavar panelas e utensílios.
As máquinas de lavar panelas utensílios, têm capacidade de lavagem variada, geralmente tem carregamento frontal, com espaço da porta e altura de trabalho maior, para poder alojar panelas e outros utensílios de grande dimensão no seu interior, permitindo lavar peças até 800 mm de altura.
FATORES A CONSIDERAR NA COMPRA DE UMA MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA:
Há muitas considerações práticas a fazer para garantir a escolha certa de uma máquina de lavar louça. A escolha correta pode fazer a cozinha funcionar de forma mais eficiente e contribuir para aumentar os lucros, mas a escolha errada pode levar à diminuição da eficiência, ocupar mais espaço e ter um retorno menor do que o esperado.
Aqui deixamos algumas consideração antes de fazer a compra:
- O CUSTO
Para estabelecimentos de menor dimensão uma máquina de lava-louça de baixo custo, e acessível, será suficiente. Já para um estabelecimento com níveis de exigência de produtividade e qualidade de lavagem superior, uma máquina de lavar de baixo custo, será totalmente contra-indicada. Desde logo porque as máquinas mais económicas têm consumos de energia e de água mais significativos, por outro lado, não têm o poder de lavagem das máquinas mais dispendiosas. Os modelos com mais recursos fazem uma melhor gestão de energia e têm consumos de água menores, pelo que, se quiser economizar ao longo do tempo, provavelmente precisará investir um pouco mais na aquisição. - TAMANHO E CAPACIDADE
Tamanho e capacidade devem ter a mesma relevância que o custo. Em primeiro lugar, não faz sentido comprar uma máquina de lavar louça comercial que não cabe no espaço que tem. Antes de fazer uma escolha, veja qual o espaço que tem disponível.
O tamanho da máquina de lavar louça industrial geralmente está diretamente relacionado com a quantidade de pratos que lava. Esta é uma consideração extremamente importante. Se a sua máquina de lavar louça não for eficazmente suficiente, todo o serviço sofrerá atrasos. - CONSUMO DE ENERGIA E ÁGUA
É um facto, não é possível lavar a louça sem consumo de energia e água. Ao comprar uma máquina, fique atento a este aspeto. Alguns modelos são mais eficientes, e permitem uma redução no consumo até 40% . - TEMPOS DE LAVAGEM
A maioria das máquinas de lavar louça industriais são bastante rápidas. Ao contrário de uma máquina de lavar doméstica, em que um ciclo de lavagem demora 30 a 45 minutos, uma industrial tem um ciclo de 1 ou 2 minutos. Para a maioria dos usuários profissionais a diferença entre um ciclo de um minuto e um ciclo de dois minutos provavelmente não é significativa, mas para quem pretende produtividades mais elevadas, os tempos de lavagem reguláveis, são um benefício. - TEMPERATURAS
As máquinas de lavar louça industriais podem trabalhar em altas ou baixas temperaturas e ter mais ou menos potência de aquecimento de água. As máquinas de lavar de menor custo são geralmente as menos potentes. Nestas, a temperatura da água de lavagem e enxaguamento rondam os 65ºC e os utilizadores para obterem resultados satisfatórios de higienização necessitam de recorrer a produtos químicos.
Já as máquinas de lavar louça mais potentes, efectivamente com custos superiores, necessitam de menos químicos para obter bons resultados. Incorporam recursos extras que proporcionam lavagens e enxaguamentos com temperaturas constantes da água, próximo dos 85ºC, a temperatura ideal para reduzir fortemente a carga bacteriana. Apesar do seu aumento de consumo energético, contribuindo de forma decisiva para uma melhor higienização, limpeza e secagem da louça, isto é particularmente importante para o caso do sector da saúde; ou ainda, um hotel ou restaurante de luxo que requer louças com superfícies a brilhar e sem manchas. - MATERIAIS
Um dos fatores a considerar antes de comprar uma máquina de lavar louça é a qualidade dos materiais empregues na construção da mesma. Uma boa máquina de lavar louça industrial deve funcionar de forma consistente e suportar o uso regular durante anos anos. Evite comprar máquinas de lavar louca industriais que não incorporem materiais nobres. Uma máquina com filtros e braços de lavagem em aço inoxidável, terá provavelmente uma vida útil superior, comparando com uma que tenha estes componentes em plástico.
Como facilmente se pode compreender, escolher a máquina de lavar louça adequada ao tipo de serviço fará toda a diferença na rapidez e eficiência de trabalho, portanto se tiver dúvidas sobre qual a máquina que se ajusta melhor às suas necessidades, contacte-nos por email: [email protected], por telefone: 220 991488, ou ainda em FIMPEX.