A importância da qualidade nos equipamentos.
A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NOS EQUIPAMENTOS
Quando se pensa em montar ou remodelar um negócio na área da restauração ou lavandaria industrial, dispor de equipamentos adequados é fundamental para o seu sucesso.
Os equipamentos profissionais devem não só facilitar as exigentes tarefas diárias de trabalho, como também serem capazes de suportar operações de funcionamento rigorosas e garantir produções contínuas, durante longos períodos sem avarias e com o mínimo de manutenção.
Atualmente existem no mercado diferentes tipos de produto, com diferentes “standards” de qualidade, de eficiência energética e preços, pelo que na hora de comprar é necessário estar informado sobre o tipo de equipamento a adquirir. Se está no mercado há bastante tempo e deseja substituir um equipamento talvez saiba selecionar corretamente, já para novos empresários na área, pode ser uma tarefa que necessite de esclarecimentos adicionais.
De um modo geral, os equipamentos profissionais económicos são menos eficientes, requerem mais manutenção e tem um ciclo de vida útil menor do que um equipamento “premium”. Naturalmente a qualidade tem um preço, mas garante menos despesas operacionais, maior segurança e menor manutenção a longo prazo.

Se não tem certeza sobre como escolher o melhor equipamento para o seu negócio, deixamos aqui algumas recomendações dos especialistas no setor:
– Procure materiais de alta qualidade:
Equipamentos profissionais deverão ser fabricados com materiais de alta qualidade. Considerando que equipamentos mais acessíveis, são fabricados com materiais de menor qualidade que naturalmente interferem na durabilidade do equipamento, pondo em causa o valor do seu custo. Ao selecionar equipamentos de restauração ou lavandaria, um dos fatores mais importantes a considerar é a qualidade dos materiais utilizados.
O aço inoxidável costuma ser a escolha preferida, mas com diferentes tipos, cada um tem as suas características. No topo da liga temos o aço inoxidável AISI 316, sendo também um dos mais caros. Já os equipamentos fabricados em aço inoxidável tipo AISI 430 ou AISI 201 tem um custo menor, mas estão propensos á oxidação e não são a escolha preferida para equipamentos comerciais “premium”.
O aço inoxidável AISI 304 é uma variante bastante resistente à corrosão, e possui todas as características essenciais para se fabricar um excelente equipamento industrial. Por isso, este é o preferido pela maioria dos fabricantes de equipamentos com qualidade.
Um outro especto a ter em conta é a espessura do aço inoxidável utilizado, principalmente em móveis e equipamentos de confeção como, fogões, fornos, fritadeiras e outros aparelhos. Os equipamentos comerciais “premium” normalmente são fabricados em aço inox que podem chegar até aos 2,00mm de espessura. Naturalmente que, quanto menor for a espessura, menor será a resistência.
– Melhorar o desempenho
Uma vantagem do equipamento de qualidade é o facto de serem mais robustos e produtivos e de normalmente incorporarem tecnologia que permite melhorar alguns parâmetros como: rapidez e conforto operacional, ergonomia de serviço e economia, menor desperdício, consumo energético. Aspetos importantes na operação de grandes volumes de produção.
– Procure materiais certificados:
Na hora da aquisição de equipamentos, há necessidade de cumprir os requisitos mínimos
de forma a cumprir as normativas legais referentes à segurança, à prevenção de acidentes, de avarias elétricas, mecânicas, térmicas e de radiação dos aparelhos, durante o seu uso normal.
No caso dos equipamentos profissionais, a certificação é obrigatória em Portugal, de modo a que todos os equipamentos de confeção, de refrigeração, limpeza e conforto térmico só possam ser fabricados e comercializados no nosso país se possuírem a respetiva certificação.
Esta obrigatoriedade do certificado de conformidade pode parecer exagero, mas é fundamental, pois deverá garantir que os equipamentos como fogões, fornos, grelhadores, equipamentos de refrigeração, entre outros, cumprem as normas e foram submetidos a ensaios de laboratórios pelas autoridades competentes. Nunca coloque em funcionamento nenhum equipamento se não tiver a certeza que o mesmo não está certificado. Tenha em atenção que a certificação dos equipamentos é obrigatória.
– Tenha atenção à eficiência energética:
O consumo energético de um equipamento para uso profissional é muitas vezes negligenciado na hora da compra, sendo este extremamente importante. Se o único critério que considera na hora da compra, for o preço do equipamento, pode acabar por ter gastos adicionais a curto médio/prazo sem ter essa perceção. Um equipamento com alta eficiência energética permite poupar na fatura da eletricidade ou do gás. Por exemplo: um fogão a gás com queimadores e grelhas projetados para serem mais eficientes, proporciona o mesmo rendimento com menor consumo de gás; o mesmo acontece com uma máquina de lavar roupa que consome uma determinada quantidade de energia durante um ciclo de lavagem ou ainda com um equipamento de refrigeração. Sempre que possível opte por equipamentos mais eficientes, estes exigem um investimento inicial superior, no entanto, poderá compensar a curto/médio prazo.
É, contudo, essencial que saiba fazer também um uso eficiente dos seus equipamentos. Quer saber como? Entre em contacto connosco e encontra as respostas ao que procura.
Fogão encastrável com 1 indutor

Por último, e em caso de dúvida, tal como acontece com qualquer equipamento de uso profissional, deverá aconselhar-se com um profissional qualificado, podendo para isso entrar em contato com a FIMPEX., Lda, por email: [email protected], por telefone: 220 991488, que encontrará sempre um profissional pronto para ajudar.