Como limpar o aço inoxidável.
O aço inoxidável tem uma grande gama de aplicações em diversos segmentos de mercado como, nomeadamente na indústria hospitalar, hoteleira e restauração.
O aço inoxidável como o próprio nome sugere, é a mistura de diferentes ligas que proporcionam um metal versátil, com alta resistência à corrosão e de fácil manutenção. Este pode ser aplicado em diferentes ambientes e equipamentos, tais como: salas limpas, laboratórios, móveis e equipamentos de cozinha, bancas de lavagem, equipamentos de confeção e muito mais, por isso, é importante saber que cuidados ter para manter a sua aparência e brilho.
Deixamos aqui algumas recomendaçoes de como manter o aço inoxidável brilhante e em perfeitas condições de funcionamento, protegendo os seus investimentos e garantindo a máxima higiene.
O QUE É AÇO INOXIDÁVEL?
O aço inoxidável é uma liga de ferro com teor mínimo de 10,5% de cromo, aos quais se adicionam outros elementos como o níquel, molibdênio, titânio, cobre, nitrogênio e carbono para aumentar a sua resistência.
Existem muitos tipos de aço inoxidável, mas os mais usuais na indústria são:
- AISI 316 – Este tipo de aço inoxidável é um dos mais resistentes e é normalmente utilizado em ambientes marítimos, salas onde são realizadas cirurgias, na indústria farmacêutica, química e alimentar, sendo também o mais caro dos aços inoxidáveis. Este aço inoxidável não é magnético e é austenítico, (resistente à corrosão).
- AISI 304 – Este tipo de aço inoxidavel é o mais comercial e é muito utilizado nas indústria hospitalar, hoteleira e restauração, nomeadamente em mesas, bancas de lavagem, entre outros. Este aço inoxidável também não é magnético e é austenítico,(resistente à corrosão).
- AISI 430 este aço contém 0% de níquel, dando-lhe menos resistência à corrosão, tornando-o um pouco menos durável, mas mais barato de fabricar. Este aço inoxidável é chamado de ferrítico e é magnético. Os aços inoxidáveis mais económicos, como os da série 200, também são usados na indústria da restauração, nomeadamente nas partes externas de frigoríficos e equipamentos de confeção. Este tipo de aço inoxidável é ferrítico e magnético.
- Existem ainda outras combinações para aplicação industrial
O componente responsável pela sua resistência à oxidação e à ferrugem é o cromo. Contudo, a integridade da proteção pode ser danificada pela ação do contacto com alguns agentes químicos, e por isso deve haver alguns cuidados.
Existe a ideia generalizada de que o aço inoxidável resiste praticamente a tudo, nada está mais errado! Mesmo o aço inoxidável da melhor qualidade, como o AISI 316, quando exposto ao contacto com certos compostos químicos que incorporem apenas 1% de solução com ácido clorídrico, ácido fosfórico, acido nítrico, acido fluorídrico ou mesmo o cloro ou soda cáustica, danificam a estrutura deste tipo de aço e por consequência leva ao aparecimento de corrosão e manchas.
Nunca utilize produtos de limpeza de azulejos, decapantes e detergentes com lixívia, no aço inoxidável, pois estes produtos contém compostos químicos que danificam a estrutura do aço inoxidável.
Também não deve utilizar esponjas abrasivas ou palha de aço para limpar aço inox.
QUE PODUTOS SE DEVE UTILIZAR PARA LIMPAR O AÇO INOX.
Use sempre um pano macio ou qualquer outro material suave para a limpeza do inox.
No caso do aço inox escovado deve ser limpo sempre na direção do acabamento, caso contrário a superfície pode ser manchada.
Os melhores produtos para a limpeza do aço inox são: água, sabão, detergentes suaves e neutros, decapantes à base de amônia, diluídos em água morna, aplicados com um pano macio ou uma esponja.
Existem alguns produtos específicos à venda em supermercados e grandes superfícies que podem ser utilizados na limpeza do aço inox. Contudo, recomenda-se que leia atentamente os rótulos destes produtos. Utilize-os de acordo com as instruções e em pequenas secções, alguns na sua composição combinam agentes ativos que conferem um alto poder de limpeza e tem a capacidade de remover a camada protetora existente no aço inoxidável e levar ao aparecimento de ferrugem.
Secagem
A água quando seca naturalmente naturalmente na superfície do aço inoxidável também pode deixar manchas. Para evitar a formação de manchas ou marcas deve-se simplesmente secar o inox após cada lavagem. Para isso, recomendamos a utilização de panos de microfibras lavados e secos ou papel absorvente.
Por último, e em caso de dúvida, tal como acontece com qualquer equipamento de uso profissional, deverá aconselhar-se com um profissional qualificado, podendo para isso entrar em contato com a FIMPEX., Lda, por email: [email protected], por telefone: 220 991488, que encontrará sempre um profissional pronto para ajudar.